(ENEM PPL - 2023)
Para que um produto seja vendido como orgânico, a unidade produtora deve passar por um período de conversão que, no caso do café, pode durar até três anos, deixando o agricultor com poucas alternativas de produção durante esse tempo. Outro aspecto importante é a preservação das características orgânicas do produto, durante as fases de beneficiamento e comercialização, diante do risco de contaminação. O café orgânico tem sua competitividade diretamente ligada à minimização dos gastos com insumos por meio do aproveitamento de resíduos orgânicos pelo valor que agregam ao produto. Com isso, a cafeicultura orgânica apresenta alta eficiência no sistema de produção, relacionada ao estado nutricional do produto e à fertilidade do solo das lavouras.
Disponível em: www.custoseagronegocioonline.com.br. Acesso em: 2 dez. 2008 (adaptado).
Apesar do custo mais alto, uma das vantagens do café organicamente cultivado é o(a)
técnica de cultivo, que favorece a conservação do solo.
eliminação dos resíduos orgânicos, que agrega valor ao produto.
período curto de conversão de uma propriedade não orgânica em orgânica.
manutenção de suas características orgânicas, embora seja perdido seu valor nutricional.
remota possibilidade de contaminação durante o processo de distribuição e comercialização.